blog_ReVinhas

Por Renata Vinhas

Atualmente, o profissional de sustentabilidade já está bem estabelecido no mercado de trabalho. Ainda é uma profissão recente, com boa representatividade, departamentos consolidados, plano de carreira etc. A formação acadêmica dos que ocupam cargos no setor é diversa: advocacia, comunicação, engenharia, administração, gestão ambiental, biologia, psicologia, entre outras. Há profissionais também em todos os ramos: varejo, indústria, comércio, serviços, associações, consultorias. Parece que a profissão pode permear qualquer atividade.

O que significa essa grande diversidade? Mostra que para trabalhar com sustentabilidade é preciso gostar do assunto, ter boas intenções, ser ético, saber se expressar e se relacionar, ter bom senso… e o resto se aprende. A metodologia básica costuma ser: entender o que é sustentabilidade para o negócio, conhecer os pontos fracos e os riscos, saber o que traz perenidade, estabelecer objetivos e metas de melhoria contínua em cada tema, fazer um balanço anual sobre o que se passou e determinar os próximos passos.

Além do plano de ação, também é comum a incorporação da sustentabilidade nos processos decisórios da empresa. Os colaboradores devem saber mensurar não apenas os aspectos econômicos em cada decisão, mas também os sociais e os ambientais. Se isso fosse uma prática usual e comum a todas as empresas, a profissão nem precisaria existir.

Pode parecer conflitante, mas o fato é que o destino da profissão, a longo prazo, é perder espaço gradativamente podendo até se extinguir. Esse é o futuro ideal. Se desempenharmos um bom papel, mobilizando mundos e fundos para gestões mais eficientes, que garantam a perenidade de empresas e organizações e um mundo mais justo, o profissional de sustentabilidade não mais será necessário – todas as pessoas serão naturalmente sustentáveis.

Em outras palavras, será inerente a qualquer profissão considerar os três pilares (social, ambiental e econômico) nas atividades cotidianas, nas tomadas de decisões, avaliações de resultados. Algo semelhante aos itens que são comumente reportados nos valores da empresa como ética, respeito, disciplina, humildade etc.

Apenas para corroborar com essa linha de pensamento com um dado específico e referenciado, uma pesquisa realizada pela consultoria DOM Strategy Partner, que ouviu 223 executivos de empresas brasileiras, identificou que o principal erro de estratégia, presente em 79% das companhias entrevistadas é restringir a sustentabilidade à apenas um departamento ou apenas uma liderança, em vez de tratá-la de forma transversal na organização.

Minha aposta é que esse é o caminho e quanto melhor e mais motivados forem os profissionais que militam na área, mais rápido chegaremos lá. Espero daqui a 50 anos (vamos torcer para que seja menos) olhar para esse texto e perceber que a minha análise estava certa!

#acabar #empresa #futuro #profissão #profissional #sustentabilidade

Fonte: http://ecoredesocial.com.br/2015/12/sustentabilidade-se-tudo-der-certo-essa-profissao-vai-acabar/

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Leave a Comment

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Print Friendly

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating application. Application has been deleted.
Type: OAuthException
Code: 190
Please refer to our Error Message Reference.

Related Articles

consumidor

Vamos mudar o modo de consumir? Que tipo de consumidor você é?

Que tipo de consumidor você é? Herói, vítima, indiferente ou vilão? Por…
agenda-presidenciaveis

Agendas aos Candidatos à Presidência do Brasil, 2014: releitura.

As mídias divulgaram propostas aos candidatos à eleição para Presidente do Brasil…
Capitalismo_economia_desenvolvimento_humano

Capitalismo, economia neoclássica e desenvolvimento humano

Democracia, economia e capitalismo são invenções humanas consideradas superiores, se comparadas a…
Business_As_Usual

Negócios usuais ou Não usuais: está feliz em seu trabalho?

A expressão Business as Usual (BAU) percorre o Planeta e identifica a…
agua_condominios

Água em condomínios e responsabilidade social

Hábitos de consumo e responsabilidade social permitem distinguir a prática de cidadania…
agricultura_urbana

O renascimento da agricultura urbana

Artigo publicado no site internazionale.it mostra a forte presença da agricultura urbana…