Documento de Posicionamento

Disponibilidade de recursos hídricos, qualidade e governança da água: análises estratégicas e perspectivas para o Brasil

Apresentação

O Instituto Jatobás – que tem como propósito a difusão de conhecimento em desenvolvimento sustentável e a incorporação desses conceitos nas práticas pessoais, organizacionais e comunitárias – encomendou ao Prof. Dr. José Galizia Tundisi (renomado cientista brasileiro ligado à questão da água, membro da Academia Brasileira de Ciências e fundador do Instituto Internacional de Ecologia) estudo que mostrasse, de maneira ampla e abrangente, as principais causas e consequências da crise de escassez, ocorrida no período de 2013-2014, e possíveis caminhos para solucionar tal problema. Com esse propósito, Tundisi escreveu o posicionamento, que trata da qualidade e disponibilidade da água, seus usos múltiplos e sua governança.

A seguir, o texto foi colocado à disposição para comentários de algumas pessoas envolvidas com o tema, com o objetivo de gerar maior reflexão e estimular debates sobre questões conflitantes. O diálogo tem como intuito instigar atitudes e iniciativas de mais pessoas e organizações que possam sugerir meios e iniciativas para prevenir ou, pelo menos, remediar condições danosas futuras. Especialmente de pessoas e organizações com responsabilidade política, jurídica, administrativa, econômica, social e ambiental. Ressalta-se, também, a importância que a academia e institutos de pesquisa e desenvolvimento têm nesse sentido, em decidir o que estudar, pesquisar, no modelo prevalente de liberdade de pensar e fazer ciência e tecnologia.

Autor selecionado e convidado: Professor Doutor José Galizia Tundisi.
Bacharel em História Natural, pela Universidade de São Paulo, mestre em Oceanografia, pela Universidade de Southampton, Doutor em Ciências, pela USP, e Livre Docente em Ecologia, pela mesma universidade. Professor da Escola de Engenharia de São Carlos e professor titular da USP, fundou o Instituto Internacional de Ecologia, em São Carlos, no estado de São Paulo. Presidiu o CNPq de 1995 a 1998. Entre março de 1999 e dezembro de 2000, foi responsável pela criação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do município de São Carlos.

Comentaristas do documento:
Asher Kiperstok, UFBA
Darcy Brega
Glauco Kimura de Freitas, Programa Água para a Vida – WWF-Brasil
Helton R.O. Silva e Silvia H. Bonilla, UNIP
Juliana Cibim, coordenadora IDS
Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas
Marussia Whately, coordenadora do Programa Mananciais do Instituto Socioambiental

O resumo executivo do posicionamento e o documento completo já estão disponíveis para download, nos ícones ao lado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Recomendações aos comentaristas (público interessado em comentar as análises e propostas sugeridas no documento):

• Escrever com educação, respeito e abertura para contradições e respondência;

• Comentar fatos afirmados, falhos ou ausentes;

• Comentar a autoridade das fontes citadas;

• Propor novos argumentos sólidos contrários às opiniões e argumentos do(s) autor(es) e comentaristas do Documento.

Deixe o seu comentário

DOCUMENTO DE POSICIONAMENTO

VERSÃO COMPLETA

DOCUMENTO DE POSICIONAMENTO

RESUMO EXECUTIVO