agricultura_urbana

Artigo publicado no site internazionale.it mostra a forte presença da agricultura urbana em várias partes do mundo. Segundo o artigo, o movimento que ganhou importância nos anos 70 em países subdesenvolvidos teve aceleração expressiva em todo o mundo nos últimos 15 anos. Programas nacionais de fomento à agricultura urbana incentivam o desenvolvimento de hortas em cidades em quase toda a Europa.

18-AGRICOLTURA-URBANA-P1_tracc_BASSA1-622x831

A FAO Organização para Comida e Agricultura desenvolve projetos em diversas partes do mundo para o crescimento dessa atividade que é reconhecida pela ONU como instrumento fundamental para combater o crescimento dos índices de pobreza extrema nas cidades.

18-AGRICOLTURA-URBANA-P21500

Confira a matéria na íntegra:

Atlante dell’Agricoltura Urbana

Sites de referência

urbanfarming.org
verticalfarm.com
fao.org/unfao/bodies/coag/coag15/x0076e.htm
fiveboroughfarm.org/urban-agriculture
ruaf.org
agricity.it
urbangardensweb.com
farmingthecity.net
globalhort.org
inuag.org

 

Bibliografia de referência:

A. Philips, Designing urban agriculture: a complete guide to the planning, design, construction, maintenance and management of edible landscapes (Wiley 2013)
M. Bussolati, L’orto diffuso. Dai balconi ai giardini comunitari, come cambiare la città coltivandola (Orme Editori 2013)
C. Den Hartigh , Jardins collectifs urbains; parcours des innovations potagères et sociales (Educagri 2012)
D. Tracey, Guerrilla gardening: a manualfesto (New Society Publishers 2007)
R. van Veenhuizen (a cura di), Cities farming for the future: urban agriculture for green and productive cities (Ruaf, Iirr
e Idrc 2006)
C. Cruz e R. Sánchez, Agriculture in the city: a key to sustainable city in Havana, Cuba (Ian Randle Publishers, Idrc 2003)
P. Cottino, La città imprevista: il dissenso nell’uso dello spazio urbano (Eleuthera 2003)
M. Acanfora, Coltiviamo la città: orti da balcone e giardini urbani per contadini senza terra (Ponte delle grazie 2012)

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Print Friendly, PDF & Email

publicado em 26/09/16 por

Think and do Tank Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade?


Já reparou que cada um tem uma definição do que é Sustentabilidade? Sustentabilidade para mim é diferente de sustentabilidade para você, que é diferente de sustentabilidade para as empresas, que é diferente de sustentabilidade para os governos, e assim por diante. Mas será que todo mundo sabe realmente o que é Sustentabilidade?

A palavra pode parecer difícil, mas o conceito é fácil. Por isso, o Instituto Jatobás iniciou a campanha “O que é Sustentabilidade?”.

A campanha pretende mostrar que existem diversos meios e ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável, mas as preocupações são sempre as mesmas: sobrevivência, qualidade de vida e garantia de um futuro para as próximas gerações.

Sustentabilidade na prática é de um jeito para cada um, mas Sustentabilidade para todos é garantir e equilibrar as condições ambientais, econômicas e sociais necessárias para que tudo possa evoluir para melhor, por tempo indeterminado, respeitando, assim, o direito das gerações futuras de alcançarem sua própria sustentabilidade;
dispor de meios para que as pessoas – individualmente ou em coletividade – possam viver com equidade, qualidade e justiça, sem esgotar ou danificar, irremediavelmente, os bens naturais;
criar condições para o funcionamento e a qualidade dos relacionamentos;
conceber os meios e instrumentos para que os sistemas – naturais ou inventadas pelos humanos – possam desempenhar suas atividades e criar valor para todas as partes interessadas, com ou sem o propósito de lucro.
Desenvolver ou evoluir para melhor não significa crescer ou expandir de qualquer maneira; e ser melhor não significa ter mais.

Sustentabilidade para todos requer o entendimento de que tudo o que existe na Terra – e no Universo como um todo – forma um grande sistema no qual o comportamento de qualquer um dos integrantes exerce influência sobre os outros. Por isso, é muito importante que os impactos maléficos – causados por ações humanas – sejam evitados, pois, as consequências acabam se voltando contra os próprios humanos.

Sustentabilidade para todos requer mudança no modo de pensar: de agora para o futuro; de aqui para o Planeta como um todo; de competição para cooperação e compartilhamento; do individual para o coletivo.

Compartilhem suas ideias e participem de nossa campanha. Juntos, podemos construir um caminho mais solidário e sustentável!
... leia maisocultar

veja no Facebook

Related Articles

consumidor

Vamos mudar o modo de consumir? Que tipo de consumidor você é?

Vamos mudar o modo de consumir? Que tipo de consumidor você é?…
agenda-presidenciaveis

Agendas aos Candidatos à Presidência do Brasil, 2014: releitura.

Agendas aos Candidatos à Presidência do Brasil, 2014: releitura. By : Joao…
Capitalismo_economia_desenvolvimento_humano

Capitalismo, economia neoclássica e desenvolvimento humano

Capitalismo, economia neoclássica e desenvolvimento humano By : Joao Furtado In :…
Business_As_Usual

Negócios usuais ou Não usuais: está feliz em seu trabalho?

Negócios usuais ou Não usuais: está feliz em seu trabalho? By :…
agua_condominios

Água em condomínios e responsabilidade social

Água em condomínios e responsabilidade social By : Joao Furtado In :…
agricultura_urbana

O renascimento da agricultura urbana

Artigo publicado no site internazionale.it mostra a forte presença da agricultura urbana…