carcara2

Por Daniela Sartori da Rocha, João S. Furtado e João Lobato

Algumas pessoas, nas varandas de seus apartamentos na cidade de São Paulo, podem ter o batimento cardíaco acelerado quando o Gavião-Carcará faz o voo rasante atrás de pássaros que pousam em gradis com alimentos – flores, frutos e insetos – ali colocados, para atrair os bandos de rolinhas, periquitos e sabiás.

Logo em seguida, voa para bem longe, como se existissem árvores para a grande ave (chamada de rapina – coitada, tem que se alimentar!), na grande cidade, se abrigar. É manifestação da cadeia alimentar na selva de pedras.

Chamado popularmente de Carancho, Caracará, Gavião-Caracará, o Carcará é um falconídeo. Os falconídeos distinguem-se dos outras aves de rapina diurnas por matarem a presa com o bico e não com as garras. Para isso, possuem a ponta da parte superior do bico curvada.

Tido como ave tipicamente brasileira, tanto que Audubon o chamava, no século XIX, de “Águia Brasileira”, possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes.

Etimologia
“Caracará” e “Carcará” vêm do tupi Karaka’rá.

carcara3

Espécie: Carcará (Polyborus plancus) – Miller, 1777 [LC]
Esse exemplar foi avistado ao lado da estrada do “Alto da Raia”, em Pardinho.

Descrição
Medindo cerca de 56 cm da cabeça a cauda e 123 cm de envergadura, o carcará é facilmente reconhecível quando pousado, pelo fato de possuir uma espécies de solidéu preto sobre a cabeça, assim como o bico adunco e alto, que assemelha-se à lâmina de um cutelo; a face é vermelha. É recoberto de preto na parte superior e possui o peito de uma combinação de marrom claro com riscas pretas, de tipo “carijó”; patas compridas e de cor amarela; em voo, assemelha-se a um urubu, mas é reconhecível por duas manchas de cor clara na extremidade das asas. Deve seu nome à vocalização que emite (http://www.wikiaves.com.br/43969&tm=s&t=s&s=10245).

O Carcará não é, taxonomicamente, uma Águia e sim um parente distante dos Falcões. Diferentemente destes, no entanto, não é um predador especializado e sim um generalista e oportunista, alimentando-se de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis; ataca crias de mamíferos, como filhotes recém-nascidos de ovelhas, e acompanha os urubus em busca de carniça. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador.

Um casal de carcarás pode ser visto próximo dos humanos, por exemplo, numa área de atividade agrícola, mais especificamente, chegando a alguns metros de um trator que esteja arando a terra, à espera de uma oportunidade de encontrar pequenos insetos e outros eventuais animais que, inevitavelmente, se tornam visíveis a essas aves predadoras.

Vide a canção “Carcará”, composta por João do Valle e José Cândido, que ficou famosa na voz de Maria Bethânia, e que descreve o hábito da espécie de caçar em queimadas:

Carcará, pega mata e come
Carcará não vai morrer de fome
Carcará, mais coragem do que hôme
Carcará, pega mata e come

Carcará, lá no sertão
É um bicho que avôa que nem avião
É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará, quando vê roça queimada
Sai voando e cantando, Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará come inté cobra queimada
[…]

Fonte: http://zoologia2013.blogspot.com.br/2013/12/carcara-polyborus-plancus.html

A sabedoria, a dinâmica evolutiva, a selvageria, a rudeza e a implacabilidade da vida natural realmente surpreende e inebria. Dividimo-nos, então, entre os burregos e o predador, entre a harmonia e a cadeia trófica, a violência inexorável e a beleza do superior entre o implacável destino e a tênue possibilidade esperançosa, mas, não há esse pensar-tempo-espaço tão bem dividido no ambiente – como diriam Locke e Hobbes, que me valho cada um em seu lugar e com sua natureza…

Seria a conveniência hegemônica, o determinismo cínico ou a inteligência inacessível? Isso nos inspira ou nos comove?

Referências
Carvalho, C.E.A. & Marini, M.Â. 2007. Distribution patterns of diurnal raptors in open and forested habitats in South-eastern Brazil and the effects of urbanization. Bird Conservation International 17: 367-380. S.O.S. Falconiformes;
Marini, M. Â., Aguilar, T.M., Andrade, R.D., Leite, L.O., Anciães, M., Carvalho, C.E.A., Duca, C., Maldonado-Coelho, M., Sebaio, F. & Gonçalves, J.F. 2007. Biologia da nidificação de aves do sudeste de Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Ornitologia 15: 1-10. S.O.S. Falconiformes;
Antas, P.T.Z. Aves do Pantanal. RPPN. Sesc:2005;
Aves de Rapina do Brasil – disponível em http://www.avesderapinabrasil.com;
Portal Brasil 500 pássaros, Caracará. Disponível em: http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1eye.htm

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Print Friendly, PDF & Email

publicado em 26/09/16 por

Think and do Tank Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade?


Já reparou que cada um tem uma definição do que é Sustentabilidade? Sustentabilidade para mim é diferente de sustentabilidade para você, que é diferente de sustentabilidade para as empresas, que é diferente de sustentabilidade para os governos, e assim por diante. Mas será que todo mundo sabe realmente o que é Sustentabilidade?

A palavra pode parecer difícil, mas o conceito é fácil. Por isso, o Instituto Jatobás iniciou a campanha “O que é Sustentabilidade?”.

A campanha pretende mostrar que existem diversos meios e ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável, mas as preocupações são sempre as mesmas: sobrevivência, qualidade de vida e garantia de um futuro para as próximas gerações.

Sustentabilidade na prática é de um jeito para cada um, mas Sustentabilidade para todos é garantir e equilibrar as condições ambientais, econômicas e sociais necessárias para que tudo possa evoluir para melhor, por tempo indeterminado, respeitando, assim, o direito das gerações futuras de alcançarem sua própria sustentabilidade;
dispor de meios para que as pessoas – individualmente ou em coletividade – possam viver com equidade, qualidade e justiça, sem esgotar ou danificar, irremediavelmente, os bens naturais;
criar condições para o funcionamento e a qualidade dos relacionamentos;
conceber os meios e instrumentos para que os sistemas – naturais ou inventadas pelos humanos – possam desempenhar suas atividades e criar valor para todas as partes interessadas, com ou sem o propósito de lucro.
Desenvolver ou evoluir para melhor não significa crescer ou expandir de qualquer maneira; e ser melhor não significa ter mais.

Sustentabilidade para todos requer o entendimento de que tudo o que existe na Terra – e no Universo como um todo – forma um grande sistema no qual o comportamento de qualquer um dos integrantes exerce influência sobre os outros. Por isso, é muito importante que os impactos maléficos – causados por ações humanas – sejam evitados, pois, as consequências acabam se voltando contra os próprios humanos.

Sustentabilidade para todos requer mudança no modo de pensar: de agora para o futuro; de aqui para o Planeta como um todo; de competição para cooperação e compartilhamento; do individual para o coletivo.

Compartilhem suas ideias e participem de nossa campanha. Juntos, podemos construir um caminho mais solidário e sustentável!
... leia maisocultar

veja no Facebook

Related Articles

consumidor

Vamos mudar o modo de consumir? Que tipo de consumidor você é?

Que tipo de consumidor você é? Herói, vítima, indiferente ou vilão? Por…
agenda-presidenciaveis

Agendas aos Candidatos à Presidência do Brasil, 2014: releitura.

As mídias divulgaram propostas aos candidatos à eleição para Presidente do Brasil…
Capitalismo_economia_desenvolvimento_humano

Capitalismo, economia neoclássica e desenvolvimento humano

Democracia, economia e capitalismo são invenções humanas consideradas superiores, se comparadas a…
Business_As_Usual

Negócios usuais ou Não usuais: está feliz em seu trabalho?

A expressão Business as Usual (BAU) percorre o Planeta e identifica a…
agua_condominios

Água em condomínios e responsabilidade social

Hábitos de consumo e responsabilidade social permitem distinguir a prática de cidadania…
agricultura_urbana

O renascimento da agricultura urbana

Artigo publicado no site internazionale.it mostra a forte presença da agricultura urbana…