Capitalismo_economia_desenvolvimento_humano

Democracia, economia e capitalismo são invenções humanas consideradas superiores, se comparadas a outros modelos para o desenvolvimento humano… apesar das críticas, falhas e injustiças cometidas em seus nomes.

Em relação à democracia, a dúvida é se há melhores modelos alternativos ou substitutivos. Para economia – clássica, neoclássica e variante dessa, a ambiental – há propostas, sob o rótulo de nova economia, representadas por economia verde, azul, de estado estável, natural (biogeoquímica), circular, por exemplo.

O capitalismo, por sua vez, está sujeito a “chuvas e trovoadas”, como diz o texto pela consultoria MacKisey “Redefining capitalis”, de Eri Beinhocker & Nick Hanauer (http://www.mckinsey.com/insights/corporate_social_responsibility/redefining_capitalism), de setembro de 2014, principalmente depois da crise de 2008.

Para uns, o Capitalismo gerou aumento massivo de prosperidade humana (no Mundo Ocidental, obviamente), inclusive nas econômicas emergentes, mas, sobram razões para questionar se as coisas estão correndo como deveriam, por causa das teorias econômicas próprias do capitalismo.

Os questionamentos abrangem: o modelo mecanicista de mercado; a alocação de preços e recursos; a primazia do lucro; o consumo utilitarista; a negação de que as pessoas são de fato racionais no mundo real; os mercados financeiros não são sempre eficientes; e os modelos macroeconômicos funcionam pobremente durante as crises financeiras.

As relações entre os conceitos, agentes (e plateia geral) não são sistêmicas, mas divergentes quanto à natureza do capitalismo e prosperidade. Ao invés de alocação, a economia deveria ser criação de recursos, pois, a vida não é melhor para bilhões de pessoas, hoje, do que era no ano de 1800 e só foi compensada pelo desenvolvimento tecnológico para saúde, transporte, acesso à informação, habitação, etc. por que a solução dos problemas é que define prosperidade e não dinheiro.

Para isso, é necessário redefinir crescimento, como a taxa de novas soluções disponíveis (e vividas) pelas pessoas; capitalismo, como sistema evolucionário, para solução de problemas humanos; negócios, como transformação de ideias em produtos e serviços para resolver problemas; governo, como promotor de confiança e cooperação na sociedade, para encorajar atividade econômica que soluciona problema e desencorajar a atividade econômica que os cria.

Crescimento não é visto como acumulação, mas, por qualidade e disponibilidade. Ou, como diz o exemplo dado: ao invés de temer a morte por infecção nasal, em um dia, ter, no outro, acesso ao antibiótico para evitá-la.

Se você discordar ou quiser saber mais, veja o artigo no original, cuja proposta é de que prosperidade na sociedade é a acumulação de soluções de problemas humanos.

Por João S. Furtado

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Print Friendly, PDF & Email

publicado em 26/09/16 por

Think and do Tank Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade?


Já reparou que cada um tem uma definição do que é Sustentabilidade? Sustentabilidade para mim é diferente de sustentabilidade para você, que é diferente de sustentabilidade para as empresas, que é diferente de sustentabilidade para os governos, e assim por diante. Mas será que todo mundo sabe realmente o que é Sustentabilidade?

A palavra pode parecer difícil, mas o conceito é fácil. Por isso, o Instituto Jatobás iniciou a campanha “O que é Sustentabilidade?”.

A campanha pretende mostrar que existem diversos meios e ferramentas para promover o desenvolvimento sustentável, mas as preocupações são sempre as mesmas: sobrevivência, qualidade de vida e garantia de um futuro para as próximas gerações.

Sustentabilidade na prática é de um jeito para cada um, mas Sustentabilidade para todos é garantir e equilibrar as condições ambientais, econômicas e sociais necessárias para que tudo possa evoluir para melhor, por tempo indeterminado, respeitando, assim, o direito das gerações futuras de alcançarem sua própria sustentabilidade;
dispor de meios para que as pessoas – individualmente ou em coletividade – possam viver com equidade, qualidade e justiça, sem esgotar ou danificar, irremediavelmente, os bens naturais;
criar condições para o funcionamento e a qualidade dos relacionamentos;
conceber os meios e instrumentos para que os sistemas – naturais ou inventadas pelos humanos – possam desempenhar suas atividades e criar valor para todas as partes interessadas, com ou sem o propósito de lucro.
Desenvolver ou evoluir para melhor não significa crescer ou expandir de qualquer maneira; e ser melhor não significa ter mais.

Sustentabilidade para todos requer o entendimento de que tudo o que existe na Terra – e no Universo como um todo – forma um grande sistema no qual o comportamento de qualquer um dos integrantes exerce influência sobre os outros. Por isso, é muito importante que os impactos maléficos – causados por ações humanas – sejam evitados, pois, as consequências acabam se voltando contra os próprios humanos.

Sustentabilidade para todos requer mudança no modo de pensar: de agora para o futuro; de aqui para o Planeta como um todo; de competição para cooperação e compartilhamento; do individual para o coletivo.

Compartilhem suas ideias e participem de nossa campanha. Juntos, podemos construir um caminho mais solidário e sustentável!
... leia maisocultar

veja no Facebook

Related Articles

consumidor

Vamos mudar o modo de consumir? Que tipo de consumidor você é?

Vamos mudar o modo de consumir? Que tipo de consumidor você é?…
agenda-presidenciaveis

Agendas aos Candidatos à Presidência do Brasil, 2014: releitura.

Agendas aos Candidatos à Presidência do Brasil, 2014: releitura. By : Joao…
Capitalismo_economia_desenvolvimento_humano

Capitalismo, economia neoclássica e desenvolvimento humano

Democracia, economia e capitalismo são invenções humanas consideradas superiores, se comparadas a…
Business_As_Usual

Negócios usuais ou Não usuais: está feliz em seu trabalho?

Negócios usuais ou Não usuais: está feliz em seu trabalho? By :…
agua_condominios

Água em condomínios e responsabilidade social

Água em condomínios e responsabilidade social By : Joao Furtado In :…
agricultura_urbana

O renascimento da agricultura urbana

O renascimento da agricultura urbana By : Paulo Henrique Sica In :…